quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Vigilância e 14ª de Saúde estudam eficiência de armadilhas contra a dengue

Foto: Divulgação/Secom
A Prefeitura de Paranavaí, por meio da Vigilância em Saúde, iniciou há poucos dias um trabalho conjunto com a 14ª Regional de Saúde do Estado para mapear a quantidade de mosquitos aedes aegypti espalhados pela cidade e evitar a sua proliferação. Uma armadilha está sendo testada em diversas casas antes do verão, período em que os casos de dengue tendem a crescer na região de Paranavaí.

Os técnicos colocam dentro de um pote com água um produto para atrair o mosquito, que é derivado da cevada. “Como o produto tem um cheiro muito forte, acaba atraindo o mosquito que deposita os ovos na palheta. Depois de um tempo nós recolhemos a armadilha e mandamos para o laboratório que vai analisar se ovos foram realmente colocados ali ou não”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Verônica Gardin.

Depois da análise no laboratório, a vigilância vai saber se os ovos estavam contaminados e qual a sua resistência perante o uso de venenos. “O trabalho serve também como um levantamento de dados, pois já estamos nos preparando para o próximo período de altas temperaturas e fortes chuvas. Na próxima semana faremos o recolhimento de todas as armadilhas e finalizar essa coleta de dados”, disse Verônica.

A escolha das casas não possui um critério de infestação, mas sim de região. A cada 20 quarteirões, cinco armadilhas são instaladas para verificar o índice de infestação no bairro. “Colocamos a armadilha em diversas casas e escolhemos aquelas que têm plantas porque o mosquito se alimenta da seiva da planta, mas a casa escolhida não necessariamente quer dizer que tem mosquito. Esse estudo contempla 10% da área da cidade. Acreditamos que ao final do estudo vamos ter colocado mais de 200 armadilhas pela cidade”, finalizou.

Fonte:  Prefeitura de Paranavaí
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Blog do TS | Informação e Música - Paranavaí PR | Designer by ATS